The Wattys 2016 - Os ganhadores




Você curte o Wattpad? Então você deve conhecer a premiação anual dessa rede social chamada de The Wattys. 
Os vencedores da premiação desse ano foram divulgados e eu resolvi falar um pouco sobre o que achei das escolhas. Não li a maioria das obras, por isso meus comentários serão mais sobre o encaixe das obras nas categorias que venceram. Se você quiser ver todos os ganhadores basta ir ao site da premiação(clique aqui). 

A equipe do Wattpad disse que esse foi o maior Wattys de todos os tempos, a premiação foi feita em mais de 20 idiomas e foram mais de 100.000 inscrições. 
As categorias do The Wattys são bem criativas e democráticas, tem para todos os estilos e gostos o que é uma maravilha, pois dá oportunidade a muita gente boa. Quem é bem aficionado a essa rede de escritores e leitores sabe que agora dá para incorporar imagens, videos e coisas a mais no decorrer da obra, sem ter que usar aquele espacinho de multimídia. Pensando nisso a premiação desse ano trouxe a categoria Narrativa Visual, que foi criada para premiar obras quem usam bem esse novo recurso narrativo. Eu dei uma olhada nas obras ganhadoras que são:

Para mim os destaque entre essas foram AIKA- A canção dos cinco de Lúcia Lemos e PSI Evolution de Walacy Machado. As ilustrações dessas duas obras são incríveis e trazem um 'tchan' a mais na hora da leitura. Já coloquei elas na minha biblioteca e assim que puder vou ler. 
A segunda categoria é a de Inovação que premiou obras que testam os limites de um gênero literário estabelecido. Eu também gostei muito dessa categoria exatamente por premiar aqueles escritores mais ousados, que gostam de experimentar novas aventuras na hora de escrever. Os vencedores são:

Nessa categoria, que usou na inscrição a tag #Trailblazers, a obra que mais me chamou atenção foi 29 andares e alguns zumbis de Andy R. Essa obra me chamou atenção por ser de humor com essa coisa de zumbis que normalmente é super tensa e cheia de momentos de tristeza e perdas. Eu não curto muito a onda de zumbis, por isso até eu me surpreendi quando fiquei com muita vontade de ler essa. 
Todos os dias muitos escritores começam a se aventurar no Wattpad, e para esses a premiação tem a categoria Estreia Autoral que premia os autores que entraram esse ano e já deixaram sua marca. Os vencedores são:


Aquela obra que saltou aos meus olhos nessa categoria foi Guerreiros da Paz de Willians Guedes. Eu ainda não li essa, mas foi daquele tipo de sinopse que me despertou toda minha curiosidade. 
Sabe aquela história que você acha que ninguém lê? O Wattys tem prêmio para elas também. Esse ano as Joias Escondidas foram:


Como eu gosto muito de fantasia a obra que mais se destacou para mim foi A última guardiã da luz de Brenda Tavares. Coloquei na minha biblioteca e vou ler também. A minha lista de obras para ler no Wattpad está crescendo muito com todas essas obras. 
A próxima categoria é aquela em que as obras são muito lidas, as famosas Leituras Vorazes. São obras viciantes que quando começam a ler não conseguem parar. As vencedoras são:


Como nenhuma dessas obras fazem exatamente o estilo que eu gosto de ler, nenhuma me destacou muito. Mas pelos comentários dos fãs de cada uma eu recomendo Veloz Atração de Clara H. 
Tem a categoria das obras que mais geram engajamento na rede. São as histórias que é quase impossível de você estar no Wattpad e não ter visto nenhuma delas. Os vencedores da categoria Na Boca do Povo são:

Dessa categoria tem duas de duas autoras que sou fã, Tiete! da Clara Savelli e Sobre[o]postos da Bruna Fontes. Logo vou postar uma resenha sobre Tiete!, que foi finalizada recentemente, aqui no blog. 
Tem obras que são muito adicionadas nas bibliotecas de vários wattpadders. A categoria Edição de Colecionador premia aquelas obras que são comuns em diversas bibliotecas. Os vencedores são:


Dessas uma que eu quero muito ler, é a As Lendas de Saas de Rebeca S. Melo, uma ficção cientifica com cheiro de aventura.
Uma outra categoria que premia novos autores é a Nova Voz, essa é para aqueles que acham que por ser novos na cena não terão reconhecimento. O Wattpad mostra que só é preciso talento.  O vencedores dessa categoria são:

Dessas uma se destacou bastante para mim que foi Sebo Fernandes de L.L. Alves que é uma historia que parece ser bem 'fresca' e leve e a capa é muito amor. 
Os dedicados funcionários do Wattpad (equipe da qual quero muito fazer parte no futuro) também escolhem algumas para a categoria Preferidas dos Funcionários, elas são: 
Dessas a que quero muito ler é Quem matou Sofia? de Andy R. É uma historia de mistério e suspense e torno de quem matou uma garota e a investigação do detetive Harry White. 
E por último, dizem que a voz do povo é a voz de Deus e por isso o The Wattys tem a categoria Voto Popular. Os leitores votaram pelo Twitter nas suas obras favoritas e as escolhidas foram:

Essas são as obras que tem muitos leitores 'twitteros' que bombaram as votações e fizeram de seus personagens favoritos ganharem seu lugar nessa bela premiação. Eu já tenho Os 12 signos de Valentina de Raissa Tavares na minha biblioteca, por isso eu recomendo ela. E recomendo também Post Mortem de Jean Parra, pois gostei muito da premissa da obra. 

Essas foram todas as obras escolhidas na premiação desse ano. Com a popularização do Wattpad e do The Wattys eu posso apostar que ano que vem a premiação vai ser bem maior. A equipe da rede social pode contar com seus fieis wattpadders para mais uma edição com sucesso absoluto.  Espero que tenham gostado das minhas recomendações e entre no site do The Wattys e veja todas as obras vencedoras. 



3 comentários:

  1. desse, eu só li o 'Do outro mundo' e AMEEEI.
    Já escrevi um livro no Wattpad hahaha foi legal a experiencia de ver pessoas lendo e se identificando com a minha obra, mas apaguei...
    vou voltar a escrever e esse ano eu vou ser uma das premiada u.u
    adorei o nome do teu blog <3 nome da minha flor e cor favoritas rs

    sariandosporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, Quando voltar a postar avisa para eu ver sua obra lá ^^
      Que bom que gostou do nome <3333

      Excluir
  2. AAAAAAAAAAAAAAAA OLHA MEU LIVRO ALI <3
    GUERREIROS DA PAZ <3
    E AINDA TEVE DESTAQUE NA MATÉRIA.
    MDS *-*

    ResponderExcluir

© Margaridas Roxas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo