Serra do Cipó-Vale a pena conhecer!


Olá pessoas desse planeta chamado Terra, como vocês estão? A uns domingos atrás fui com alguns amigos conhecer a Serra do Cipó aqui em Minas Gerais e hoje vou contar um pouco sobre esse dia para vocês com direito a muitas fotos maravilhosas. Vamos lá! 

Saímos de BH por volta das seis da manhã, chegando lá por volta das nove. A viagem já foi deliciosa, ver o sol ainda nascendo pela montanhas de Minas não tem preço. Assim que chegamos na Serra fomos ao Parque Nacional, um lugar muito lindo. Não é possível entrar de carro, mas eles tem um estacionamento para os visitantes. É possível alugar bicicletas para fazer as trilhas por 40 reais o dia. Como não sabíamos disso e não levamos o dinheiro para tal tivemos que ir andando mesmo. Como nosso intuito era ir em cachoeiras depois de muito pensar decidimos ir na Cachoeira da Farofa que era a mais próxima na trilha que escolhemos, com duas horas de caminhada para ir e mais duas para voltar(me cansei só de lembrar, ufa).
Placa com as atrações do Vale do Mascates
Mas a caminhada de ida foi incrível, ainda mais quando se está acompanhado de gente gente que você gosta. Fomos conversando, rindo demais, fazendo pausas para comer (acho que demoramos 3 horas indo por causa dessas pausas). Sem contar que toda a natureza do parque te deixa bem distraido então você não percebe o tanto que está andando.
A manhã nublada e fresquinha ajudou boa parte da caminhada.

A primeira atração pela qual passamos foi o Córrego das Pedras, resolvemos não entrar nele pois ainda estava frio e queríamos chegar o mais rápido possível na cachoeira. Mas eu fiquei encantada por ele, sem contar que nesse ponto ficando em silencio você só escuta o barulho da água e isso é relaxante demais.
Se foto tivesse som vocês iriam me entender. 

Conseguiram ver a cachoeira?
Depois de uma injeção de animo com esse lindo córrego continuamos a longa caminhada. Pouco depois desse ponto já tava pra começar a ver o esboço da Cachoeira da Farofa entre as montanhas. Eu fiquei feliz por já conseguir ver a cachoeira, mas fiquei bem triste por ainda faltar tanto para chegar. Durante a caminhada cantamos um monte de músicas velhas e gritamos bastante para dar aquela aliviada que não dá pra fazer no dia-a-dia sem alguém te achar maluco por estar gritando do nada. Depois que passamos do córrego a trilha começou a ficar complicada por ter ficado com pedaço cheio de lama por causa das chuvas de dias antes. Tivemos que tirar os sapatos para conseguir passar em alguns trechos e ficamos com a pernas cheias de lama.

A atração seguinte no nosso caminho foi a Lagoa Comprida, não ficamos muito tempo parados nela por conta do lamaceiro que estava ao redor e do meu absoluto pânico de dar de cara com um sapão me olhando com seu olhar assassino(tenho batracofobia, quase infartei quando lembrei que estaria em ambiente propenso a existência de sapos depois de já ter andando por quilômetros.)
Lagoa Comprida.
Nem imaginávamos que iriamos ficar perdidos. 
Depois desse ponto não demorou a entramos em um ponto de mata mais fechada, o que foi um pouco chato pois os mosquitinhos começaram a povoar ao redor dos nossos rostos, como nenhum dos gênios levou repelente fomos obrigados a dar nosso jeito. Eu enrolei uma blusa na cabeça, já que o que mais me incomoda neles é o barulho, um dos companheiros passou lama pelo corpo e por ai vai. Depois uma coisa das mais engraçadas aconteceu: ficamos mais ou menos perdidos em um tipo de pântano formado pela lama. Por conta da vegetação que impedia de ver o caminho ficamos por alguns minutos tentando decifrar o caminho e sujando cada vez mais as pernas com lama(e eu cada vez mais entrando em pânico com medo de aparecer algum sapo). Mas depois de muitos gritos de falta de paciência da minha parte conseguimos achar o caminho, tinha uma placa informando o caminho certo, mas as plantinhas tampava ela quase toda.

Depois desse quase 'perdidos no pântano' conseguíamos ver a cachoeira mais perto o que voltar animar a turma. Já começava a fazer um solzinho o que dava mais vontade de se refrescar logo. Não sei vocês mas odeio ficar coberta de lama, então eu estava muito impaciente para chegar logo e poder me limpar, mesmo sabendo que na volta iria me sujar toda outra vez. Antes de chegar em definitivo na cachoeira passamos por um córrego o que ajudou a dar uma aliviada na sujeira pra terminar a caminhada.
Parece com o primeiro, mas esse é bem mais rasinho. 
Agora dá pra ver. 
 Depois de passar esse córrego encontramos um rapaz que disse que a caminhada vale muito a pena pois a cachoeira é linda e que estava com poucas pessoas o que significava tranquilidade para aproveitar a bela do lugar. Não demorou a conseguir ouvir o som dela bem alto e a ver ela entre as montanhas com muita clareza. Mas ela ainda parecia meio minguada e pequena. Minutos depois tivemos que atravessar uma ponte sobre um rio em que eu quase cai e ai você tem que decidir se quer chegar na cachoeira pelas pedras no rio ou pela margem segura. Minha irmã foi pelas pedras do rio e o resto de nós resolveu ir pela margem. Nem cinco minutos a mais e chegamos finalmente a Cachoeira da Farofa.
Maravilhosa!
Depois de lancharmos, pois não conseguimos fazer mais paradas por conta da lama, só lavamos direito e começamos a curtir o local. Algumas pessoas foram chegando logo em seguida. Como essa parte dela era fundo e não sabíamos nadar muito bem resolvemos ficar na parte de baixo da cachoeira era também era maravilhosa e tinha muitas pedras mais planas para deixamos nossas coisas e deitar para descansar também. Depois de algumas horas ali resolvemos ir embora para poder conhecer mais lugares da Serra antes do fim do dia. Como disse no inicio da postagem a volta não foi tão divertida quanto a ida, ainda mais por conta do cansaço. Depois de mais duas horas caminhando chegamos novamente na entrada do parque por volta das três da tarde. No parque tem algumas duchas para o banho então depois de devidamente limpos e alimentados voltamos pro carro para procurar mais lugares por ali.
 Depois de procurar outras cachoeiras e não achar, por conta do horário não conseguimos entrar em algumas, subimos muito a serra para ver a Estatua do Juquinha. Antes do destino final paramos em um ponto onde dava para observar a cidade lá no pé da serra e ver o horizonte maravilhoso.





 Depois da parada para esse vista de tirar o folego continuamos a subir sentido Conceição do Mato  Dentro. A Estatua em homenagem ao andarilho que virou figura folclórica da Serra do Cipó fica em uma área de proteção ambiental. Ao visitar a estatua feita pela artista plastica Virgínia Ferreira você tem a opção de fazer uma parada na lanchonete que tem ali e ainda desfrutar da companhia de alguns cavalos e burros que ficamo soltos pela pastagem. Sem contar um córrego que passa pelo terreno que é um charme. As pessoas ao passarem por ali também empilham pedras como no filme 'Moana' o que eu achei bem divertido e nós fizemos a nossa pilha também.
Nossa pilha de pedras estilo Moana.

Meia hora para conseguir uma foto.

Juquinha. Se quiser saber mais sobre ele clique aqui.

Lanchonete do Juquinha.

Outra vez aquele som delicioso que relaxa até a alma. 


Depois de visitar esse ponto histórico quase obrigatório para quem vai para a Serra do Cipó fomos procurar algum lugar para finalizar o dia. Encontramos então o Restaurante e Pousada Chapéu do Sol. Lá é possível se hospedar ou só curtir o bar/restaurante e as piscinas naturais. Para visitas as piscinas é  cobrado o valor de 5 reais por pessoa durante a semana e 10 aos fins de semana e feriados. Para nossa sorte o dono do lugar não cobrou nada por já ser fim de tarde. Além das piscinas serem deliciosas a pousada é super charmosa e o restaurante aconchegante, você pode comprar umas iguarias do serro no restaurante também, como queijos e compotas de doces.
Entrada charmosa da pousada.

Piscina natural funda.

Piscina natural rasa.

Vale a pena dar uma passada no Chapéu do Sol. Para mais informações clique aqui.

Depois de relaxar um pouco nas piscinas resolvemos ir embora por volta das seis da tarde. Todo mundo muito exausto e louco pra chegar em casa e dormir.
O passeio foi maravilhoso e é um show de belas visões toda a região da Serra do Cipó. Se estiver pensando em aproveitar um fim de semana para visitar lembre-se: leve dinheiro em especie, muito lugares ainda não aceitam cartão(não tem muito sinal) e não existem caixas eletrônicos por perto. Se for no Parque Nacional se programe para poder alugar uma bicicleta, além de reduzir o tempo na trilha você vai se animar a conhecer o Cânion das Bandeirinhas, que ficamos só na vontade. Pelas fotos é maravilhoso, mas são três longas horas de caminhada ida e mais três na volta. Se levar lanche não esqueça de recolher seu lixo para preservar o local. Não esqueça de se atentar para a previsão do tempo para o dia que escolher ir, pois alguns lugares fecham para a segurança dos visitantes em dias de chuva.
Estamos querendo voltar lá em março para acampar no Camping Véu da Noiva, se esse passeio acontecer volto aqui para contar para vocês.
Espero que tenham gostado de saber mais sobre o nosso passeio e desculpem a postagem loga demais, mas foi necessário.

Todas as fotos usadas nessas postagem pertencem a Dessy Anne Fotografias.(Portfólio

Não use sem dar os devidos créditos. 

















25 comentários:

  1. Lindas fotos, amei o post, tira bastante dúvidas sobre o lugar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lá é maravilhoso, tem muitos sites dos locais também se quiser tirar mais duvidas.

      Excluir
  2. Minas é um lugar maravilhoso, não é verdade?! Tenho aquele sonho de antes de sair para conhecer o mundo, eu andar por esse Brasilzão. Porque o país bonito, o nosso, hein! Eeeeeita <3
    Refração Cultural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo demais, pelo que me contaram quando estávamos por lá tem muito lugar lindo ainda na serra pra ver mas tínhamos pouco tempo.

      Excluir
  3. Tanto tempo que não vou na serra, deu até saudade e vontade de ir. As fotos estão lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu quero voltar lá o mais rápido possível muito amor esse lugar.

      Excluir
  4. Nossa que lugar lindo. Eu nunca ouvi falar, desculpa a ignorância, mas é verdade. Adorei o post, é tão bom conhecer lugares lindos como este, e fazer um post ajuda a divulgar o local e a gente acaba viajando um pouco com você mesmo não estando lá fisicamente.
    bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu super indico tirar um fim de semana e ir visitar viu, muito bom mesmo e tem muitas opções de hospedagens alternativas que super cabem no bolso.

      Excluir
  5. Eu moro em Minas e nunca fui, mas depois de ler seu post e ver as fotos, vou criar vergonha na cara,fantástico!

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo! Só consigo imaginar a paz que trás visitar locais assim! E quantas fotos lindas eu iria tirar kkk' beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma paz interior enorme, o coração até doí na hora de voltar. kkkk

      Excluir
  7. que lugar maravilhoso amei quero conhecer nesse br tem muito lugar bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil é muito lindo, ainda quero viajar demais aqui dentro.

      Excluir
  8. Gente!!!
    Que lugar lindo esse, parece ser uma delícia, calmo....
    Deu vontade 😃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito calmo sim, toda vez que vejo as fotos sinto vontade de voltar lá.

      Excluir
  9. Que lugar lindo, eu gosto muito de post sobre viajens porque sempre conheço lugares novos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que eu for a algum lugar lindo assim vou postar aqui no blog.

      Excluir
  10. Gente que lugar perfeito, estou apaixonada vou ver se nas minhas ferias passo por la...
    http://blogmirandacombr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina olha, vale a pena demais, tem diversas opções de pousadas lindas e com preço bacanas.

      Excluir
  11. Meu Deus, to apaixonada por esse lugar ❤ Mas a pessoa aqui mora no Paraná e não tem dinheiro para viajar, quem sabe na proxima
    Bjoss ❤

    http://rabiscandohistoriass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai juntando ;D e vem final do ano, vale muito a pena mesmo.

      Excluir

© Margaridas Roxas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo